domingo, 9 de outubro de 2011
Epipedobates tricolor
Epipedobates tricolor
Taxonomia
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Amphibia
Ordem: Anura
Família: Dendrobatidae
Género: Epipedobates
Espécie: Epipedobates tricolor
Tamanho: O tamanho dos machos adultos varia entre os 19 e os 24,5mm enquanto que as fêmeas adultas são relativamente maiores, atingindo tamanhos entre os 21,5 e os 26,5mm
Aparência: Corpo geralmente vermelho vivo, apresentando algumas variações entre vermelho e bordeaux. Caracteriza-se por ter 3 listas longitudinais as quais variam entre o barnco e o azul, sendo na sua maioria cremes. A coloração pode variarar entre populações e indivíduos. recentemente descobriram-se individuos azuis e brancos. Os juvenis são castanhos e mudam de cor até ao vermelho vivo conforme vão envelhecendo.
Dimorfismo Sexual: Pelo tamanho dos exemplares (não muito fiável) e pelo canto do macho que se assemelha a uma canário.
http://www.poison-frogs.nl/sounds/tricolor.wav
Comportamento: Podem ser mantidos em grupos de por exemplo 2 machos e 3 fêmeas num terrario de 60 X 50 X 60cm. É uma espécie muito activa e pode revelar-se agressiva para outras rãs do mesmo tamanho, mas de espécie diferente que com ela habitem o terrario. Os ovos são postos num "Amplexus" (abraço do amor). Por vezes são imediatamente fecundados assim que a fêmea os poe. As posturas são realizadas ou em caixas de rolo de fotografia, covas proprias de postura ou nas folhas. O macho toma conta da postura e assim que os girinos nascem encarrega-se de os transportar às costas para um local com água. As posturas têm cerca de 20-25 ovos que eclodem ao fim de 3 semanas. Ao final de cerca de 60 dias as larvas já se desenvolveram e a metamorfose está completa. Os jovens indivíduos medem cerca de 8 a 10 mm alimentando-se de pequenas Drosophilas (D. melanogaster) e de Springtails.
Terrário: O terrário destes animais não deverá ser mantido muito quente, pois não suportam muito bem temperaturas superiosres a 28ºC. A temperatura ambiente é perfeita, mesmo a noturna que no habitat natural desce até 18ºC aos 20ªC. O Terrario deverá ser bem plantado, com platas que resistam a condições mais secas que o normal. O fundo do terrario everá ser coberto com folhas velhas, o que proporciona esconderijos e locais para caça. Deverão ser fornecidos alguns materias que sirvam de esconderijo, como cascas de coco, rolos fotograficos, ou ovas de postura.
Alimentação: Drosophila, Springtails, Microgrilos, Moscas domesticas, A. grisella, G. mellonela, Thermobius e outros pequenos insectos
Distribuição:
Ameaças: Devastação do meio ambiente.
IUCN Lista Vermelha: Ameaçada
Notas:
Espécie idicada para iniciantes no hobby. Fácil manutenção.
Referências:
- Poison Frogs
- IUCN Red List
Autor: José Pedro
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário